domingo, 28 de Abril de 2024  11:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-07-2013

Papa no Brasil: Jovens católicos de língua portuguesa celebram idioma e fé comum



"Visto que esta é a primeira Jornada em um país de língua portuguesa, fizemos questão de convidar todos os países lusófonos para nos encontrarmos, os nossos bispos, os jovens uns com os outros, nesse encontro com a fé", declarou o padre Eduardo Nova, da Pastoral da Juventude portuguesa.
O evento, que teve como palco o teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), reuniu jovens católicos de Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe e funcionou como um espaço de congregação para que os jovens, hospedados em diversas áreas da cidade, se pudessem conhecer.
Para a maioria, estar num país de língua portuguesa faz toda a diferença e "ajuda a sentirem-se em casa", mesmo após enfrentar mais de 60 horas de viagem, como foi o caso dos peregrinos de São Tomé e Príncipe. "Saímos de lá no dia 19 de julho, pernoitamos uma noite no aeroporto de Luanda, e chegamos ao Rio de Janeiro no dia 21. O acolhimento foi óptimo, a língua portuguesa nos une", afirmou o padre Miguel Gomes, que lidera um grupo de 46 jovens de São Tomé.
Na opinião dos angolanos, a língua compartilhada também torna a Jornada do Rio de Janeiro mais especial, pela força das orações feitas na sua própria língua, principalmente para os que estão hospedado em casa de famílias. "É maravilhoso, porque facilita a comunicação (...), ficámos em casa de família, e a língua foi catalisadora. Integramo-nos muito bem e já está deixando saudades em toda gente", contou à Lusa Joaquim Mateus, que também esteve no último evento, em Madrid.
Entre todos, a expectativa para ouvir as palavras e as orações do papa Francisco, que falará em português, é grande.
"Os últimos dias acabam por ser os dias mais fortes. É especial para nós porque estamos habituados que seja em outra língua e acaba sendo muito especial ouvir uma multidão a orar na nossa língua", apontou o padre Pedro Rei, de Vila Real.
A LusoFesta, como foi baptizado o evento, contou com apresentações de danças típicas de São Tomé e Príncipe e Angola e uma leitura de poemas feita pelos jovens portugueses, incluindo de textos de Fernando Pessoa e de Carlos Drummond de Andrade.
Os jovens portugueses realizaram ainda uma oração mariana e a festa terminou com um grande espectáculo musical do padre Omar Raposo. A Jornada Mundial da Juventude decorre até ao próximo domingo, 28, no Rio de Janeiro, onde o papa Francisco se encontra desde a passada segunda-feira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®